domingo, 28 de fevereiro de 2016

Elefante da Noroeste - Linense - Sessão Interior Paulista

Fundado em 12 de junho de 1927, com o nome de "Associação Esportiva e Recreativa Linense" o clube passou anos jogando apenas competições amadoras municipais e regionais. Logo, em 1930 a equipe alterou o nome para o atual, definiu suas cores e seu escudo. Porém, só em 1943 filiou-se a federação para disputar o campeonatos amadores, só tornando-se profissional em 1947, quando começa a disputar o campeonato paulista de futebol.
O time de Lins então chega a final contra o XV de Piracicaba (Campeonato que futuramente viria a se chamar "Segunda Divisão" correspondente a quarta do estado) e perde por 5x1. Com isso a equipe fica sem o acesso a divisão superior, que na época era privilégio do campeãoEm 51, o Linense deixa escapar mais uma chance de acesso (O time de Lins foi campeão do seu setor pela quarta vez seguida) dessa vez contra outro XV, o de Jaú, derrotado por 4x2. Mas no ano seguinte a equipe consegue o acesso, quando venceu a Ferroviária de Araraquara por 2x0 e finalmente alcançou a Primeira Divisão do Futebol Paulista.
No seu primeiro ano na elite, se saiu muito bem com uma brilhante campanha, até hoje a melhor do Linense na competição, perdendo só um jogo para o Guarani de Campinas dentro de casa. Teve destaque nacional vencendo os grandes clubes da capital de São Paulo com os resultados: 3x2 contra o Palmeiras, 1x0 contra a Portuguesa, e 4x1 contra o São Paulo. Empatou com o Corinthians em 1x1, e venceu o Santos pelo placar de 2x1. O Clube Atlético Linense permaneceu na Primeira Divisão até o ano de 1957, quando foi rebaixado e disputou a segunda divisão no ano seguinte. Depois disso, ficou inativo por dois anos.
Voltou aos gramados em 1961, disputando até 1966 o que é equivalente hoje a Série A-3, e de 77 a 76 a série A-2 paulista. Chegou em 69 no quadrangular final, e em 76 perdeu a final contra a Americana. Mas o auge da equipe foi em 77, onde sagrou-se campeão da terceira divisão vencendo a Votuporanguense por 1x0.
Em 1993 mais cinco anos de recesso, o Linense voltou em 98 ás competições profissionais, permanecendo na Segunda Divisão de 1998 até 2001, quando conseguiu mais um acesso, ficando na B-1 até 2006, quando o vice campeonato trouxe a equipe de volta a Série A-3. Com o apoio do Frigorífico, em 2007 fez boa campanha, não conseguindo subir por um ponto. Quem ficou com a vaga foi a Ferroviária de Araraquara, que empatou na última rodada contra o Linense, em Lins no placar de 2x2. Mas o ano não tinha acabado para o Elefante: o time disputou a Copa FPF (atual copa paulista) e chegou ás semi-finais do torneio, vencendo equipes muito tradicionais do Interior, como a própria Ferroviária e o Guarani. Com essa classificação, o Linense conseguiu o passaporte para disputar o Campeonato Brasileiro da Série C, que era até então a última divisão nacional.
Em 2010, sagrou-se campeão da Série A-2, ao superar o Noroeste de Bauru pela melhor campanha do torneio, chegando então, até a Série A-1 depois de 53 anos.

O Clube Atlético Linense manda seus jogos no Gilbertão (Gilberto Siqueira Lopes).

Mascote do Linense segundo o site oficial:
 Em 1952, o Linense conseguiu o título mais importante de sua história: campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Nunca o seu torcedor comemorou tanto um título. A festa foi tão grande que os jogadores chegaram a desfilar em cima de elefantes que se apresentavam em um circo da cidade. Foram apenas cinco anos na Primeira Divisão. No ano 2000, para demonstrar todo o carinho por sua mascote, o Linense promoveu um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio.





VIVA E SALVEM O FUTEBOL DO INTERIOR!


Nenhum comentário:

Postar um comentário