domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Bentão de Sorocaba - Sessão Interior Paulista

O Esporte Clube São Bento é uma agremiação centenária: Foi fundado em 14 de setembro de 1913, na cidade de Sorocaba, com o nome de Sorocaba Athletic Club, mudando para o nome atual em 1914, suspeita-se que a mudança ocorreu pelo fato da equipe treinar no campo nos fundos do mosteiro São Bento. Possui como cores oficiais o azul no tom celeste, royal e marinho. Segundo um historiador do clube, Luiz Carlos Gomes, com a extinção do Chapeleiros vários integrantes do clube extinto junto com funcionários da fábrica Ferreira e Cia fundaram o Sorocaba. Também se fala sobre a mudança de nome ser em alusão ao Club Atlético São Bento, da capital paulista que fazia um sucesso estrondoso na época. É bom lembrar que somente em 2009, com a reforma do estatuto o clube trouxe para o português o nome da equipe: de Sport Club, para Esporte Clube.
Disputou campeonatos amadores na região por volta de quarenta anos, tendo sua primeira partida como profissional em 10 de julho de 1953 quando venceu a Ferroviária de Botucatu pelo placar de 4 x 2. Mas segundo outras fontes o primeiro jogo da equipe como profissional foi em Bragança Paulista, quando o time perdeu no por 2x1 para o Bragantino. E ainda em 53, a equipe teve seu primeiro jogo internacional, empatando em 2 x 2 com o Nacional de Montevidéu.
Em 1963 o Azulão obteve o acesso a Primeira Divisão do Futebol Paulista, quando conquistou o título do que hoje chamamos de Série A-2. O título foi decidido contra o América de Rio Preto, tendo que haver terceira partida no Pacaembu, depois de dois empates. Foram mais de 3 mil Sorocabanos acompanhar a vitória por 2 x 1 na capital paulista. No ano seguinte, na divisão especial (A-1) a equipe ficou em 4º lugar, com direito a menção honrosa. Depois em 64, 65 e 68 ficou na sexta colocação, e em 66, 67, 69 e 70 em oitavo lugar. O São Bento tem um feito de 29 anos consecutivos na elite do futebol paulista, sendo rebaixado em 1991, e em sequencia para a A-3 em 1994, já em 98 foi rebaixado para a Segunda Divisão do Futebol Paulista, (4ª Divisão) e conseguiu voltar novamente a A-3, após a desistência do Novo Horizontino de participar da competição. Nesse período surgiram vários escândalos envolvendo os diretores da equipe, houve falta de apoio da cidade ao clube por conta disso, e o São Bento beirou a falência. O Clube foi até vendido a um empresário, que após não pagar 3 meses do financiamento, perdeu a equipe por ordem judicial.
A virada do milênio trouxe novos ares e novos ventos sopraram para o azulão de Sorocaba. Subiu e foi campeão da Série A-3 de 2001, e em 2002 o Bentão foi campeão da atual Copa Paulista, após empatar com o Jaboticabal, e ter vantagem de pontos. Os bastidores do clube era muito agitado, e o chamado Projeto Oito Anos tinha aprovação e rejeição interna, que causou grandes alvoroços envolvendo os diretores e presidentes do São Bento. Conseguiu retornar a elite do futebol paulista em grande fase no ano de 2005, quando venceu o Noroeste e conquistou uma das vagas. Mas, logo em 2007 foi rebaixado novamente.
Em altos e baixos a equipe voltou a série A-3. No seu centenário (2013) conquistou o acesso para a A-2, com um bom elenco, grandes exibições, e com a taça para comemorar, o Azulão Sorocabano era campeão, com a melhor campanha da primeira e da segunda fase. E no ano seguinte fez boa campanha novamente, conquistou o acesso a elite do futebol paulista, ficando entre os quatro melhores da competição.














Nenhum comentário:

Postar um comentário